Se você é da área de TI, sendo operacional (Técnicos em geral), tático (Gerentes) ou estratégico ( Diretores), com certeza já ouviu falar de
ITIL e seus processos e “boas práticas”, mas eu vou tentar dar uma esclarecida e uma breve explicada sobre o assunto.
Eu conheci o Itil atráves de um amigo que certificou-se e me cedeu a apostila do curso e daí em diante resolvi me aprofundar um pouco no assunto. Pretendo estudar por conta própria para a prova de certificação ITIL Foundations Certified, o primeiro nível de Certificação.

Vamos começar diferente, dizendo o que ITIL não é para entendermos bem o que é, ITIL não é:
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Metodologia- Um objetivo e sim um ponto de partida
- Não é uma norma, ISO ou BS
- Não é Estático e pode ser adaptado
- Não é teoria, mas sim baseado em práticas e daí vem o “melhores práticas”
- Não é estratégico
Portanto ITIL não dita normas e nem metodologias para Gestão de TI e nem deve ser base para o planejamento Estratégico da Empresa.
ITIL se preocupa com o Operacional, isto é, com os Serviços entregados ao Cliente e para isso subdivide a Gestão da TI em 10 processos e uma função.
Tem como algumas características:
–> 1 Função Operacional; 5 Processos Operacionais; 5 Processos Táticos
–> Alinhamento entre TI e Negócio
–> Ganho nos Níveis de Serviço (SLA)
–> Se Preocupa c/ os Serviços de TI
–> Baseado em Processos
–> Mantido pela OGC
–> Atualizado pelo ITSMF
–> Suportado por ISO, BSC, GQT, EFQM
–> Se preocupa com o Operacional e Tático
–> Conteudo documentado em 7 Livros
–>
Melhores Prática–> Gestão dos Serviços de TI
Resumindo:
ITIL é um grande aparato das “Melhores Práticas” utilizadas pelos grandes Gestores de TI documentadas em 7 livros, subdividida em 10 processos e uma função e que tem objetivo fazer com que a TI foque no Negócio da Empresa e para que entregue os seus Serviços aos seus clientes da melhor maneira possivel e a um custo justificável.
Os seus processos são subdivididos em 2 grandes grupos + uma Função:
1) SERVICE SUPPORT
** Gestão de Incidentes (Incidents)
** Gestão de Problemas (Problem)
** Gestão de Mudanças (Change)
** Gestão de Liberações (Release)
** Gestão de Configuração (Configuration)
2) SERVICE DELIVERY
** Gestão de Nivel de Serviço (SLA)
** Gestão de Capacidade (Capacity)
** Gestão de Disponibilidade (Availability)
** Gestão Financeira (Financial)
** Gestão da Continuidade (Continuity)
FUNCÃO:
Service Desk
Onde entende-se que Processo é um modo sistemático de fazer as coisas e um processo efetivo é um processo que pode ser repetido mensurado e gerenciado.
Mas onde isto se encaixa nas empresas e nos profissionais de TI?Nas empresas é mais que óbvio que ter processos bem ajustados, organizados na área de TI e voltados para o seu Negócio seja necessário e até mesmo essencial para se manter competitiva. Além de que a TI torna-se a base de sustentação e provedora de Serviços confiáveis e estaveis para os demais Setores da empresa.
Para um profissional de TI ter conhecimento destas práticas é ainda um diferencial, mas tende a ser imprescindível uma vez que o interesse das empresas é cada vez maior, sendo assim a exigência por profissionais conhecedores do ITIL é cada vez maior. Portanto conehcimento sobre ITIL não é somente para o Gerente de TI, mas para todos os Analistas e demais profissionais de TI que passam a executar seu trabalho sempre focado no que é melhor para a empresa e não mais no que é melhor para o Setor de TI.
O ITIL tende a se tornar um “Padrão de Fato” dentro da Gestão de TI, se já não é.
ITIL significa: IT Infraestructure Library (7 Livros)Não confunda ITIL com Governança ou com COBIT, pois estes dois últimos são voltados para a área estratégica da empresa (Diretoria e etc), enquanto ITIL é voltado para á área Operacional e Tática.
Neste link você encontra bastante material para estudo e preparatório para a prova de Certificação, inclusive com simulados de provas para testar seu conhecimento.
Espero ter ajudado e caso tenha mais interesse indico que faça um curso mesmo que não tenha interesse na Certificação.
Alguns Links interessantes:
http://www.rhinoconsulting.com.br/http://www.get-best-practice.co.uk/http://www.itil.co.uk/http://www.itsmf.com/http://www.exin.org/Três os níveis de certificação:
- Foundations (conhecimento genérico sobre ITIL)
- Pratictioner (conhecimento específico de um conjunto de processos/função do ITIL divido em
4 grupos de processos)
- Master (conhecimento específido de todo o conjunto de processos/função do ITIL)
Leia tambem os outrs posts sobre
Certificação, ITIL, COBIT, SOX e etc ..
Abraços